Copo de 3: PROVA Vinhos de 2000

12 março 2005

PROVA Vinhos de 2000

Prova de vinhos de 2000 foi feita às cegas, com os vinhos a serem decantados e servidos à temperatura ambiente uns 15º que depois iriam parar à temperatura ambiente mais ou menos de 18-19 graus.

O primeiro vinho já mostrava notas de evolução e não agradou muito a gregos nem a troianos, algo cansado, com notas de fruta passa, compota, chocolate e pouco mais... apaga-se na boca em menos de nada. Não deixou saudades este Herdade Grande 2000.

Segundo vinho mostrou um outro nível, completamente diferente e arriscando com toda a certeza estar perante um Douro. Muita concentração de aromas, boa madeira mas um final que nao me agradou lá muito, a verdade é que já tinha bebido este vinho e agora pareceu bem melhor, Quinta da Leda 2000.

Mais um copo mais um vinho, este a mostrar uma grande concentração cromática, quase tinta da china, com muitos aromas de fruta, chocolate, madeira em boa dose e bem equilibrada no conjunto, este vinho mostrou-se um pouco em baixa forma comparado com as provas do mesmo em anteriores ocasiões, o que fez com que a sua classificação não tenha sido das melhores. Falamos do Brunheda Reserva 2000, irmão mais novo de um tal Brunheda Vinhas Velhas 2000 que comparado com este é um Deus.

Deixando o melhor para o fim, aparece um vinho mais que conhecido por estas bandas, nas suas primeiras colheitas era quase sempre identificado, agora mudou um pouco mas a qualidade está bem presente, ano após ano, vinho que nunca nos deixa ficar mal, depende do ano mas que culpa tem o vinho que o ano tenha sido mau ??? Destaque para uma bonita côr granada, com ligeiro toque tijolo na unha. No nariz vai abrindo com o tempo, nitidamente um vinho do Alentejo... fruta em compota, baunilha, torrados, a madeira está muito bem trabalhada em todo o conjunto, dando uns aromas amanteigados que ainda se notam na garrafa, notas verdes, pimento, café, com a boca a corresponder e a mostrar um vinho que se mostrou evoluir muito bem na garrafa e está aí para as curvas, digamos que mais uns anos, só agora o 97 mostra sinais de queda. No final de boca marca presença com grande qualidade. Belo vinho belo preço face à qualidade, um Vila Santa 2000 no seu melhor...

Por ordem de escolha ficaram como está na foto, do primeiro para o último.

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.