Copo de 3: PROVA Vinha do Monte 2002

24 outubro 2005

PROVA Vinha do Monte 2002

Mais um vinho da Sogrape por terras do Alentejo em prova, este Vinha do Monte é um vinho de lote, elaborado a partir de uma selecção de uvas das castas tradicionais do Alentejo – incluindo Trincadeira, Alfrocheiro e Aragonês, que predomina – oriundas principalmente da Herdade do Peso (região da Vidigueira).
Teve estágio em cubas de aço inox, durante cerca de 6 meses, seguindo-se a preparação do lote e os tratamentos necessários para engarrafamento. A este seguiu-se um estágio em garrafa, a temperatura controlada de 15ºC durante cerca de 6 meses.
Mostrou um ruby intenso e brilhante e apresenta-se com 13,5%.
Na prova de nariz mostra-se quente, inicialmente algumas notas a fermento de padaria, vai abrindo com o tempo, aparecendo aromas de fruta madura, compota , especiarias (noz moscada, pimentas), alguns aromas verdes acompanhados de floral.
Na prova de boca tem entrada harmoniosa e equilibrada, com corpo médio. alguma acidez a dar frescura ao vinho, que se mostra de persistência média/curta, com final ligeiramente especiado.

A rondar os 3€ e pelo mesmo preço temos ofertas mais sedutoras no panorama nacional.
13

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um vinho que nunca achei muita graça. É daquelas coisas que são muito pessoais. Nesta gama, se compararmos com o Monte Velho...chiuu! Fica a perder o Vinha do Monte.

Rui Miguel

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.