Copo de 3: PROVA Quinta da Leda 2000

31 janeiro 2006

PROVA Quinta da Leda 2000


Mais um vinho do Douro, da prestigiada Casa Ferreirinha é provado o Quinta da Leda 2000, como curiosidade foi a última edição deste vinho com a garrafa Borgonhesa que tão bem lhe ficava, na colheita de 2001 mudou-se para uma garrafa Bordalesa o que também levou a mudanças no rótulo.

Com 13,5% e elaborado com as castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Roriz. Mostrou uma bonita tonalidade granada escuro de concentração média/alta apresenta-se no nariz de intensidade média com aromas a fruto vermelho e negro compotado, aromas vegetais, baunilha, tabaco e ligeiro toque de fumo, chocolate e ligeiro balsâmico final a dar alguma frescura ao conjunto que se mostra afinado e muito elegante.

Na prova de boca temos um vinho de corpo mediano, equilibrado e fino na boca com presença de fruta, torrado, chocolate e cafe com ligeiro balsâmico no final de boca, acidez a dar uma frescura notável num vinho redondo na boca, sem arestas e muito polido. um pouco guloso e ao mesmo tempo elegante e extremamente apetecível com uma persistência final média. É colheita após colheita um vinho com uma qualidade consistente sempre ao mais alto nível... um belo exemplo do Douro, com um preço de 22€

18

6 comentários:

Anónimo disse...

Com uma nota de prova destas... ao estarmos a ler parece que estamos com o vinho a frente!!
muito bom joao!
vou ja comprar uma garrafa! ora bem... 22 euros..
Abraço

Anónimo disse...

Os Leda, são um bom exemplo de consistência, colheita após colheita, não falham! 2001 e 2003 estão em bom nível. Aliás o 2003 estava a ser vendido a pouco mais de 16€ c/IVA, na Makro.

Rui Miguel

Anónimo disse...

Caro Apreciador,

este Quinta de Leda tem potencial de guarda? Estou a pensar mais nas colheitas mais recentes, as que com maior facilidade se encontram 'a venda...

Grato.

João de Carvalho disse...

Os Quinta da Leda são vinhos que assim que lançados no mercado já dão uma bela prova, mas caso os queira guardar, fique descansado que tem um bom potencial de guarda, veja o caso do Quinta da Leda 2000 que passado 5 anos está em grande forma.

João de Carvalho disse...

Todas as notas de prova dos vinhos aqui apresentados são da autoria do Copo de 3 pelo que acho ser de muito mau gosto andar a dizer mentiras...

O único sítio de onde a nota de prova foi copiada foi do meu caderno de apontamentos.

O comentário anterior foi removido devido ao facto de o Copo de 3 não pactuar com falsas acusações, calúnias ou actos de má fé.

Osvaldo disse...

Este post me fez querer beber vinho! Esta informação é realmente muito bom, eu sou um especialista em vinhos, eu estou fazendo um curso de sommelier em um lugar chamado grand cru. Estou muito feliz, porque eu amo vinho e sua história!

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.