Copo de 3: PROVA Marqués de Caceres Gran Reserva 1989

09 fevereiro 2006

PROVA Marqués de Caceres Gran Reserva 1989

Marqués de Caceres é uma das mais famosas marcas de vinho da Rioja, aqui em prova está um Gran Reserva 1989, vinho elaborado com 85% Tempranillo, 8% Garnacha e 7% Graciano com um estágio em barrica de carvalho francês de 28 meses.

Apresenta-se com 12,5% e uma tonalidade granada escuro de média intensidade com rebordo alaranjado a mostrar já os sinais do tempo no vinho. Com um aroma a mostrar notas de fruta em compota bem interligada com aromas de algum fumo, leve cacau e charuto, torrados presentes e elegantes, especiarias de fundo (baunilha, pimenta) e um final a lembrar terra húmida.

Na boca mostra-se muito fino e elegante, taninos sedosos quase não se notam, fruta presente, ligeiro vegetal, tudo muito equilibrado com presença de torrados, acidez a dar frescura ao vinho que mostra um final de boca ligeiramente balsâmico com persistência final média/alta.

Atendendo ao factor idade, o vinho mostrou-se já na fase descendente apesar de ainda proporcionar uma boa prova. 16,5

1 comentário:

Anónimo disse...

caro joao pedro,
chamo-me susana garcia e desde há algum tempo venho organizando cursos de iniciação à prova de vinhos, como actividade complementar à minha profissão de técnica de viticultura na região de palmela. há cerca de 2 meses resolvi aproveitar a ajuda de uns amigos e criar um site com o objectivo de divulgar os cursos que vou fazendo. foi quando lançámos o site que verificámos a existencia do seu blog, com o mesmo nome!
fiquei petrificada...afinal tinhamos feito uma pesquisa e o dominio foi aceite como sendo o único. não acusou o blog.
resolvi escrever-lhe para que não surjam equivocos. espero que não pense que se trata de uma qualquer forma de concorrência desleal.. não foi nem é essa a minha intenção. penso que ambos nos lembrámos deste nome por ser divertido e adequado ao mundo dos vinhos.
penso que não haverá incompatibilidade na existência dos nossos dois sítios. se calhar até foi uma forma de nos conhecermos e quem sabe, até colaborármos nalguma iniciativa...
de qualquer maneira, como o joao pedro tem um ano de avanço, caso se sinta desconfortavel ou lesado por esta coincidencia, por favor contacte-me.
93 235 35 49

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.