Copo de 3: PROVA Taylor´s Vintage 2003

08 julho 2006

PROVA Taylor´s Vintage 2003

A Taylor´s é uma das melhores casas de vinho do Porto, os seus vinhos são cotados vintage após vintage entre os melhores e a sua procura é sempre alta. Este Vintage 2003 não foge à regra e desde pequeno já se falam maravilhas, as notas de prova dos especialistas por todo o mundo revelam um vinho de excelência muito perto da perfeição, se é que existe esta palavra no mundo do vinho.
Mostra uma tonalidade muito escura, quase opaco a lembrar tinta da china com rebordo de tons azulados, uma pérola negra no formato líquido.
A intensidade de aromas cria uma empatia imediata, com as notas florais (violetas) muito presentes, acompanhadas de muita fruta madura (amoras, framboesas, ameixa) com ligeiro toque compotado, com a passagem de algum tempo surgem os aromas torrados, baunilhas, especiado com combinação de cacau, toffee, tabaco, e alguma sensação de licor no final. Uma exuberância presente e que se instala durante toda a prova, tudo em grande harmonia.
Mostra-se desde o principio muito estruturado na boca, encorpado seria o termo mais adequado, enche por completo o palato, sólido e frio mas ao mesmo tempo guloso e redondo com a fruta por cima dos taninos, fresco na boca, muita fruta presente com mais notas de compota, chocolate, café, e no final ligeira sensação de álcool. É vinho que tem uma persistência muito muito elevada.
Apesar de dar uma prova mais que satisfatória, mais gulosa que outra coisa, neste momento penso que um vinho deste calibre precisa de tempo, mesmo muito tempo para desenvolver todo o seu esplendor e toda a sua magnitude.
Vinhos destes merecem ser apreciados no máximo da sua elegância, abrir uma garrafa destas neste momento é pura «gulodice» e eu já cai na tentação, com um preço a andar na casa dos 60-70€.
19+

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.