Copo de 3: PROVA AZAMOR Petit Verdot 2004

30 dezembro 2006

PROVA AZAMOR Petit Verdot 2004

É mais um vinho deste recente produtor, relembro que se lançou o seu primeiro vinho da colheita de 2003, e entram agora no mercado os da colheita de 2004.
Mas este vinho é especial pelo motivo que representa o primeiro varietal de Petit Verdot pelas terras do Alentejo, em Portugal contam-se apenas 3 varietais desta casta, um situado na Bairrada outro no Ribatejo e este no Alentejo.
Este vinho já tinha sido provado em amostra juntamente com os responsáveis pelo projecto, foi dado a provar novamente aos participantes do último jantar do Copo de 3 e chega agora a vez de ser aqui colocada a respectiva nota de prova.

Azamor Petit Verdot 2004
Estágio: 50% estagiou 12 meses em carvalho francês - 13,5% Vol.

Tonalidade ruby escuro de média concentração.
Nariz de intensidade média, destaque inicial para a fruta bem madura, seguido de toque herbáceo e especiarias (pimenta verde), ervas aromáticas tudo em grande sintonia com as notas derivadas do estágio em madeira, inicialmente com baunilha abre para torrados, fumo, caramelo de leite, tabaco presente mas muito suave com cacau ligeiro, tudo em harmonia bem interligado dando grande envolvência ao conjunto, final com lembrança de musgo com ligeiro toque balsâmico.
Boca com entrada fresca e lado vegetal em ligeiro destaque, fruta em segundo plano mostrando-se madura e de bom nível, suavidade e elegância com boa estrutura em que a acidez presente dá uma frescura muito agradável que nos acompanha durante toda a prova de boca, no final apresente um pequeno toque de secura vegetal, com balsâmico ligeiro em final mineral, em final médio/longo.

Um vinho onde a fruta e vegetal estão lado a lado mas o segundo se tenta impor de maneira muito civilizada, o trabalho de madeira está muito agradável dando uma bela envolvência ao conjunto, tornando-o bastante apetecível.
A consumir agora e tentar resistir às que tenha guardadas, preço a rondar os 12€.
17

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.