Copo de 3: PROVA CUVÉE DES LYS - NICOLAS FRANÇOIS - Blanc de Blancs Brut

06 dezembro 2006

PROVA CUVÉE DES LYS - NICOLAS FRANÇOIS - Blanc de Blancs Brut

Em prova temos um vinho espumante Francês, de notar que apesar de ser Francês não é Champagne pois não é proveniente da zona que dá o nome aos ditos espumantes, temos por isso um espumante Brut, e Blanc des Blancs ou para quem não sabe elaborado a partir da casta Chardonnay.

CUVÉE DES LYS - NICOLAS FRANÇOIS - Blanc de Blancs Brut
Casta: Chardonnay - 11% Vol.

Tonalidade amarelo citrino, «Pérlage» Razoável de pequeno diâmetro e mediana persistência.
Nariz a evindenciar frescura com fruta tropical e citrino presente, mineralidade com leve fumado de fundo, tudo em conjunto delicado e muito cativante.
Boca de corpo suave e elegante, agulha agradável de boa persistência, com fruta presente (citrino)e uma acidez a dar boa frescura que nos acompanha no final de boca.

Uma boa surpresa, fresco e muito elegante a dar uma boa prova, bom nível a um bom preço, cerca de 5,60€

15

4 comentários:

João de Carvalho disse...

Cara Ana

Recomendaram e fizeram muito bem, o Convento da Tomina é o vinho de entrada de gama do produtor Francisco Nunes Garcia, situado na zona de Moura, terras quentes com muito sol e solos pobres onde a videira dá o seu máximo.

Os Convento da Tomina são vinhos que desde que apareceram no mercado conquistaram de imediato os consumidores, pela qualidade apresentada e por um preço simpático e nada exagerado, tem ainda a vantagem de o vinho poder ser guardado, pois ganha com o repouso em garrafa, por vezes aparece um pouco agreste e tem de se deixar a dormir para ver se quando o acordarmos vem mais bem disposto.

Pode esperar um vinho quente e denso, bom representante da zona que o viu nascer, bem concentrado e com bons aromas de fruta madura e leve floral, na boca um pouco austero mas que o faz ser muito bom companheiro de pratos mais pesados da nossa gastronomia, sem dúvida uma boa compra.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

João de Carvalho disse...

Caso queira pode consultar a nota de prova do 2003 aqui:

http://copod3.blogspot.com/2005/08/prova-convento-da-tomina-2003.html

Paulo disse...

Como posso obter uma carrafa de Vinho da "fontemouro" Cameirinha?
Abraço
Paulo

João de Carvalho disse...

Caro Paulo, penso que se refira ao vinho Fonte Mouro Colheita Seleccionada... em pouco o poderei ajudar pois comprei o vinho em Vila Viçosa, em Lisboa penso que nas garrafeiras da especialidade o poderá encontrar.
Em todo o caso é sem dúvida um vinho a ter em conta e que tem evoluido bem em garrafa, falo claro do 2004.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.