Copo de 3: Niepoort Projectos Riesling 2004

05 Janeiro 2007

Niepoort Projectos Riesling 2004

Continuando na casa Niepoort, o vinho que se segue faz parte de uma linha denominada "Projectos" , que começou em 2003 com o objectivo de mostrar à comunidade dos vinhos as experiências que desde à muito a Niepoort vem fazendo num processo de aprendizagem para a criação de novos vinhos.
A este Riesling juntam-se outros Projectos: Chardonnay e Colheita Tardia.

Niepoort Projectos Riesling 2004
Casta: 100% Riesling - Estágio: Inox - 13% Vol.

Tonalidade amarelo citrino com leve dourado.
Nariz de média intensidade a mostrar boa complexidade, fruta bem presente com citrinos em grande destaque seguido de toque tropical, sopro floral acompanham o vinho para uma certa cremosidade aliada a sensação de fumo, tudo muito fresco e com mineral a dar o toque final ao conjunto que se mostra muito elegante.
Boca de corpo mediano, fruta bem presente (citrino e tropical), macio e a encher a boca, com a acidez presente durante a prova e muito bem ligada a todo o conjunto, elegância e frescura com final mineral de persistência média/longa.

É um vinho que dá grande prazer no momento da sua prova, e que mesmo desconhecendo o perfil dos grandes Rieslings do Mundo, deixou vontade de os ficar a conhecer, digamos que abriu uma janela para um tipo de vinhos que não temos por Portugal.
Um «Projecto» que vale mais que muita «Obra» feita por aí.
17,5

2 comentários:

Vinho da Casa disse...

Boa aposta no Douro sim senhor...
Quando provares o 2005 ou o Chardonnay 2003 até te vais passar.

Estes projectos são vinhos do caraças.

Kroniketas disse...

Já tive oportunidade de provar uns Riesling franceses a alemães no Chafariz do Vinho-Enoteca, do João Paulo Martins. E fiquei maravilhado. Devem ser dos melhores brancos do mundo. Pelo que a Niepoort costuma fazer, não me espanta que consiga sair com um grande branco desta casta.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.