Copo de 3: PROVA Preta 2004

13 abril 2007

PROVA Preta 2004

Depois de já ter provado o Sexy 2004, chega a vez de provar o topo de gama do recente produtor Alentejano, Fita Preta, cujo vinho dá pelo nome de PRETA 2004.
Convém destacar a imponente imagem que a garrafa nos transmite, num conjunto sóbrio e muito elegante com destaque para o perfil desenhado, das duas personalidade patentes nesta empresa, António Moita Maçanita (enólogo) e David Booth (viticultor).

Preta 2004
Castas: 52% Touriga Nacional e 48% Cabernet Sauvignon - Estágio: 12 meses em barricas novas 85% Francês e 15% Português - 14,5% Vol.

Tonalidade granada muito escuro de elevada concentração.
Nariz a revelar um aroma de boa intensidade, com grande maturação de conjunto, fruta vermelha de grande qualidade com toque de compota/geleia bem presente. O lado especiado (canela, cravinho e pimenta) acompanha ligeira baunilha e torrado com cacau, um toque floral (violeta) de bom efeito liga-se com vegetal/balsâmico em segundo plano.
Boca com entrada bem estruturada, frescura durante a passagem de boca, canela com compota, ligeiro cacau e vegetal presente em pequena dose com balsâmico em fundo de boa persistência final, ficando com a sensação de chá preto.

Temos um vinho que tem vindo a evoluir bastante bem em garrafa desde que saiu para o mercado, mais tempo em cave não lhe faz mal mas também não o vai mudar muito mais. Um vinho que pode ter um perfil que não agrade a muitos consumidores, talvez digam que é um vinho que chega a ser enjoativo, mas gostos à parte, o vinho está bem feito e com bastante qualidade.
São 6.000 garrafas com um preço a rondar os 20€, num vinho que se for apreciador do estilo vale bem a pena conhecer.
16,5

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.