Copo de 3: PROVA Sommerauer Schlossbergkellerei Rheinhessen Eiswein 2005

03 abril 2007

PROVA Sommerauer Schlossbergkellerei Rheinhessen Eiswein 2005

O vinho do gelo.

Tal como nos vinhos Late Harvest (Colheita Tardia) as uvas são deixadas na vinha por um determinado período de tempo, neste caso podemos dizer que é um método extremo de fazer Late Harvest, onde as uvas atingem um nível de passificação que entra numa espécie de dormência com a chegada do frio. É por alturas de Dezembro, quando a temperatura bate bem abaixo dos -7 ºC pedidos por lei na Alemanha para a elaboração de EISWEIN, que se chega à altura ideal para a nova vindima.
Podendo ser realizada durante a noite ou pela madrugada, de maneira a ter as melhores condições possíveis, permitindo a chegada à adega ainda geladas, onde são prensadas cuidadosamente, para que a água na forma de cristal de gelo seja afastada, dando origem a um mosto com alta concentração em açúcar.
De referir que a quantidade de açúcar varia entre 180 g/L até aos 320 g/L, sendo a média situada nuns 220 g/L, ao perfil temos de adicionar a sua vertente fresca com uma bela acidez e um baixo teor de álcool.

Sommerauer Schlossbergkellerei Rheinhessen Eiswein , Edelsüss 2005
8,5% Vol.

Tonalidade amarelo dourado de mediana concentração, glicérico com leve citrino.
Nariz de bom impacto, cativa com a sua elegância e doçura, mediano de complexidade mostra-se bem desde o início da prova. Mostra-se frutado com notas de geleia de pêssego, fruta cristalizada, citrinos ligeiros com ananás em calda, num segundo plano tem brisa floral acompanhada de boa dose de frescura. Muito harmonioso e banhado por um toque meloso a dar uma bela envolvência de conjunto, final com toque mineral bem agradável.
Boca com entrada suave, acompanhada de evidente doçura mas muito bem controlada com uma acidez bem balanceada, ligeira untuosidade em conjunto bem redondo. A fruta mostra-se presente (ananás, maçã) com alguma compota e geleia, suavidade global com final mineral.

Um vinho que foi um belíssima surpresa, não esperava tal coisa de um vinho que custou 6,99€ no Lidl. Dá prazer durante a prova, não compromete e promete belas ligações com grande variedade de pratos, não é isto que se quer ? Penso que sim.
Claro está que não é um topo de gama dos mais badalados, mas sempre temos um EisWein a preço de saldo. Num conjunto que prima pela elegância, certo é que com um pouco mais de acidez e largura de boca, seria um vinho bem mais sério, mas com este preço não podemos pedir muito mais.
16

1 comentário:

prtbarata disse...

Para um "icewine" de 7€, acho que é de uma qualidade assinalável!

Já o provei e concordo inteiramente com as Notas de Prova apresentadas, apenas acrescentando o facto de os aromas e principalmente a boca ficarem marcados por alguns frutos secos.

Nota correcta!

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.