Copo de 3: Cortes de Cima 2004

21 setembro 2007

Cortes de Cima 2004

Um dos nomes incontornáveis no que toca a vinhos de qualidade no Alentejo, é sem dúvida alguma, Cortes de Cima.
Este produtor situado bem perto da Vidigueira, desde que apareceu no mercado soube conquistar o público com os seus vinhos, colheita após colheita, acostumando o consumidor a duas palavras, qualidade e fiabilidade.
Em prova a nova colheita do vinho que ostenta o nome do produtor.

Cortes de Cima 2004
Castas: 51% Aragonez, 45% Syrah, 4% Trincadeira - Estágio: 12 meses carvalho americano (80%) e carvalho francês (20%) - 14,5% Vol.

Tonalidade ruby escuro de concentração média/alta.
Nariz de intensidade mediana, fresco e com fruta vermelha madura (amora, cereja) com boa presença, aliada a toque compotado. A boa ligação com os empireumáticos de bom nível é notória, resultante um vinho prazenteiro e a gozar de uma boa dose de complexidade. O segundo plano revela-se com ligeiro floral/vegetal seco em companhia com fumo e ligeiro toque especiado. Tudo isto num conjunto bem delineado e pleno de harmonia.
Boca com entrada de boa estrutura, suave e harmonioso na passagem de boca com frescura suficiente. Sente-se um claro arredondamento/cremosidade do conjunto, com a fruta a marcar presença na companhia de torrados, cacau, ligeiro vegetal em fundo de mão dada com especiaria, num final de boa persistência.

Um vinho que dá uma bela prova e que pode ser guardado por mais alguns anos. Muito bem feito com todos os elementos no seu devido lugar, equilibrado e mediano em largura e comprimento, revelando-se um valor seguro colheita após colheita. Colheitas provadas anteriormente: 2002
16

4 comentários:

Anónimo disse...

9.87€ na feira de vinhos do jumbo. Aproveitem agora, que acabando a feira manda-se para os 13€. O que digo desde já, que acho um tanto ao quanto puxado, não pondo em causa a qualidade.

Anónimo disse...

Tenho a "edição" do Cortes de Cima de 2001. Já o deveria ter bebido? Ainda estará capaz de me dar prazer? Terá envelhecido / envelhecerá positivamente? Que te parece?
Tenho também o "Homenagem a Hans Christian Andersen" 2003, que é, na verdade, um mono Syrah. Faço-te as mesmas perguntas...

João de Carvalho disse...

No que toca ao Cortes de Cima 2001 tem tudo para estar bem de saúde, mas não lhe daria muito mais tempo para não me arriscar a ter um desgosto. Com a temporada da caça muito próxima penso que seja uma boa altura para a abrir. A colheita 2002 foi aqui provada e mostrou-se em bela forma.

Quanto ao Homenagem 2003 não foi vinho que tenha provado, mas pelos sinais de qualidade que por exemplo o Syrah 2003 da mesma casa deu, é vinho que pode beber agora ou aguentar por mais um tempo.

Gus disse...

Há cerca de dois meses bebi o Cortes de Cima 2001 e estava fantástico.
Acho que deve ser bebido agora pois ainda está em excelente forma.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.