Copo de 3: Guia - Vinhos de Portugal 2008

25 setembro 2007

Guia - Vinhos de Portugal 2008

Todos os anos são lançadas as chamadas Bíblias dos Enófilos, ou por outras palavras os Guias de Vinhos, e como é tradição este foi o primeiro a sair para o mercado.
Neste caso em concreto, é sem dúvida O GUIA, são 14 anos de trabalho que o transformaram numa referência obrigatória para todos os enófilos, onde o Crítico João Paulo Martins dá a sua opinião sobre os vinhos que encontramos no mercado e os que vamos encontrar no próximo ano. Porque um dos objectivos que nos leva a comprar um guia de vinhos é saber quais as novidades, saber que vinhos vamos poder encontrar nos próximos tempos, ter uma orientação fiável sobre o real valor dos mesmos, saber se o vinho está de acordo com o nosso gosto pessoal para o poder comprar e muitas vezes até comparar com o que foi dito pelo autor, porque o vinho dá para comparar opiniões e com isto aprende-se bastante.

Este ano o Guia 2008, aumentou o número de páginas passando de 416 de 2007 para umas 464 neste 2008, o que revela mais vinhos provados (o autor afirma serem quase 3000 o que é obra). Um guia cheio de frontalidade como seria de esperar, algumas notas de prova que são autênticos puxões de orelhas aos produtores, vinhos que são louvados por uns são aqui colocados num plano mais terreno, aquele confronto de opiniões em que uns concordam mais que outros... mas afinal o mundo do vinho é mesmo isto, um mundo de opiniões.
É o meu guia de eleição e que me acompanha durante todo o ano, apesar de se notar que alguns produtores não se mostram interessados em mostrar os seus novos vinhos, este tem tudo o que se podia esperar do «guia de vinhos mais lido em Portugal».

Resta-me então deixar os sinceros parabéns ao autor do guia, pelo excelente trabalho apresentado.

4 comentários:

Luis Prata disse...

Vi o livro outro dia no Chafariz. Em breve estará na minha casa.

1 abraço

Anónimo disse...

Está tudo dito. O livro já está aí a fazer companhia às feiras ee vinhos

Anónimo disse...

Já conhecem o projecto Wine O´Clock, dizem ser o mais ambicioso e inovador conceito de cadeia de lojas para todo o pais pelo que me disseram amigos que visitaram a unidade de Matosinhos é fabuloso e Aveiro foi inaugurado á duas semanas, a 10 de Novembro é cá em Lisboa e ao que me disseram será na zona das Amoreiras. Cá fico a aguardar. Segundo um amigo muito ligado ao mundo do vinho as duas pessoas que movimentam o projecto são verdadeiros Maníacos pelo mundo do vinho e verdadeiras enciclopédias humanas...venham eles que Lisboa está uma autentica pasmaceira. Abraço Baquiano.

João de Carvalho disse...

Estou com bastante espectativa acerca dessa Mega Wine Store em Lisboa

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.