Copo de 3: II Encontro de Eno-Blogs

17 outubro 2007

II Encontro de Eno-Blogs

Caros amigos, apesar de tudo indicar e ir a bom ritmo para que se fosse realizar o II Encontro de Eno-Blogs, pelos motivos que apresentarei de seguida o mesmo foi cancelado.
Não deixa de ser verdade que estas iniciativas fazem falta, porque nós precisamos e gostamos delas, acima de tudo porque é sempre bom juntar amigos à volta do vinho.
A verdade é que o Encontro de Eno-blogs quer-se com Blogs, e parece que muitos deles não podem estar presentes por muita pena minha, as razões têm sido apresentadas e são todas elas mais que válidas.
Como tal gostaria de deixar no ar que este II Encontro pode e deve ser realizado com a participação de todos, repito mais uma vez, com a participação de todos os eno-blogs. Deixo em aberto a discussão para que se pense numa data mais propícia.

Queria deixar uma nota de especial agradecimento ao estimado Zé Tomaz Mello Breyner que colocou à disposição a York House para nos acolher, e que continua a ser o local de eleição para realizar este Encontro.

60 comentários:

Anónimo disse...

Caros,
fazendo-me convidado pela segunda vez... sou totalmente favorável a esta ideia. Tive presente no primeiro e adorei. Acho que foi um momento importante de confraternização.

Datas e forma parecem-me correctas!

Boas provas!

Anónimo disse...

Eu, tal qual o Chapim, como "independente", e se me deixarem, fazendo-me de convidado, lá estarei.

Transparente disse...

Já não era sem tempo.
Penso que é altura de irmos combinando datas.
Lá estarei.

Abraço

João de Carvalho disse...

Dia 26 ou 27 de Outubro penso que seriam duas hipóteses a pensar.

prtbarata disse...

Vamos lá combinar isso "Alentejano"!!!

Que tal 26/10?

joaorosé disse...

hey mr. john peter,

incrível, o gotaepinga.blogspot.com deu una pikena gota. :-)

saludos, joão rosé

Anónimo disse...

Se houvesse mais uma vaguinha ...
alinhava!!!!

VinhoDaCasa disse...

É me impossível responder com tanta antecedência... Pois como sabes bibo no Norte...

Mas já sei que me guardas um lugar até às 48 horas antecedentes pelo menos :)

Abraço!

Ah, a não ser que o evento se faça na Inbicta!!!

João Fialho disse...

Declaração de interesses:
De vinhos nada percebo!

Dito isto, posso deixar umas palavras sobre o blogue? Sim? Ok, aqui vai (é que não resisti):

- O "Copo de 3" tem um título excelente. Faz-me lembrar um velhote a entrar numa taberna daquelas à antiga e a dizer bem alto, ainda mal tinha chegado ao balcão: Venha aí um tinto de 3!

- O aspecto visual é também óptimo. Ou ainda melhor. Denota trabalho. Bastante.

- O esquema da barra lateral está simples e muito bem conseguido.

- A conjugação de cores é apelativa, atendendo ao objectivo do blogue e ao tipo de conteúdos.

- Quanto aos textos ... infelizmente não percebo nada do assunto; mas, se tiverem o nível de tudo o resto, então estaremos perante um blogue excelente.

- A perfeita identificação do autor transmite credibilidade a todo o espaço.

- As ferramentas á disposição dos leitores também estão bem conseguidas.

- E, por fim, não foi descurado o aspecto pedagógico. Óptimo.

Um bom exemplo do que pode ser um blogue. Os meus parabéns ao autor.

Anónimo disse...

Estamos nessa. Se calhar vou estar um pouco condicionado em termos de tempo, porque talvez nessa altura esteja, imaginem, em Portalegre! Mas como à 6ª feira é dia de regresso a casa, o pior que pode acontecer é chegar um pouco mais tarde.

Anónimo disse...

Aliás, deixo desde já uma sugestão: porque não informar a Revista de Vinhos e a Hora de Baco, para termos cobertura noticiosa?

Pingas no Copo disse...

Naturalmente estou interessado em ir, mas esse fim de semana adivinha-se complicado.

Kroniketas, informar a Revista de Vinhos e a Hora de Baco? Não estaremos a dar demasiada importância aos blogs? No que respeita ao meu, considero-o apenas um "brinquedo", uma "ferramenta que me vai divertindo".

VinhoDaCasa disse...

Eu não gosto de comer e levar com flash's ao mesmo tempo!
Podemos como é lógico convidar alguma individualidade do mundo do vinho.
Se a imprensa escrita quiser aparecer de certeza que se mostrará interessada! Provavelmente todos os blog's irão fazer publicidade ao encontro, estou certo que muita gente irá ler...

Não vale a pena meter a carroça à frente dos bois, a meia por cima da bota, ou o filtro à frente do charrito!

Um abraço a todos e continuem a escrever e sobretudo a melhorar a qualidade dos blog's!

Anónimo disse...

Caro Pingus, não acho, porque como deves lembrar-te, foi há cerca de um ano que a Revista de Vinhos fez um artigo acerca dos blogs sobre o vinho, onde alguns dos nossos vinham mencionados... Tratar-se-ia apenas de noticiar um encontro de amantes do vinho, que por acaso gostam de escrever umas coisas sobre o tema. Se noticiam tantas coisas acerca do vinho, porque não esta?
E se não estou em erro, foi a própria Revista de Vinhos que enviou convites para a malta dos blogs (o meu por acaso não recebeu, provavelmente porque o endereço de mail não funciona...) para um evento que decorreu no Porto. Portanto não me parece que fosse assim tão descabido.

Quanto à imprensa escrita, não me parece que vá aparecer assim sem mais nem menos, por sua inicitiva.
Mas pronto, era só uma ideia. Se não tiver acolhimento, ninguém se vai chtear com isso, amigos como dantes :-)

Vão mas é apresentando propostas para o local.

João de Carvalho disse...

Apenas coloquei o dia 26 de Outubro como uma possível data, se por alguma razão não der, poderia ser uma segunda hipótese 9 de Novembro ??

Quanto ao facto de estar presente a imprensa, penso que não seja um evento com dimensão e interesse para que um qualquer consumidor se interesse.

Quanto ao local para o encontro, se o caro Zé Tomaz, anfitrião da York House se mostrar interessado seria sempre uma aposta ganha, pois além de espaço temos qualidade.

Anónimo disse...

Acho o sítio óptimo. E aliás estamos a "jogar em casa".
Também acho que o amigo pingus vinicus, não deveria falhar, pois foi o primeiro impulsionador desta brincadeira. Nem que se tenha de mudar a data.

João de Carvalho disse...

Mas para isso é que aqui estamos, é para combinar entre todos.

Será que o Sr. AJS está interessado em participar novamente ? Tem andado fora dos comentários...

Anónimo disse...

Não tenho nada contra o local, mas parece-me que seria interessante variar...

Anónimo disse...

Sinceramente, não percebo que mal faria informar duas publicações especializadas de que um grupo de bloguistas se ia encontrar à volta do tema que eles tratam todos os dias. Acho que estão a confundir uma possível notícia com uma reportagem na Caras ou na Flash...

Anónimo disse...

Caros
Qdo se mencionou a hipótese de se informar certos orgãos sobre o evento ninguém queria transformar os nossos recatados repastos num acontecimento hollywoodesco! :-)
Foi apenas uma ideia de q talvez pudesse interessar a notícia a mais alguém além de nós. Todos os q andam por aqui é por gosto mesmo - no dia em q fosse por obrigação, desistia. Mas tbem não minimizem assim a vossa importância! De certeza q já ajudámos umas qtas pessoas q quiseram indagar sobre estes assuntos mais báquicos :-)
Abraços e até breve
tuguinho das KV

Anónimo disse...

Parecem-me óptimas todas as ideias lançadas neste sub-fórum: o encontro, a repetição ou não do local e a putativa presença da imprensa da especialidade.
1.É sempre bom os bloggers e afins encontrarem-se para troca de informações e convívio salutar;
2. Se se mantiver a York House, confirma-se a hospitalidade e a qualidade do local. Se for noutro restaurante, é mais uma experiência;
3. Essa da imprensa da especialidade proposta pelo Kroniketas é um achado!... Já agora, junte-se a Blue Wine!

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Caro João Pedro

Sem querer "forçar a nota" informo que a York House está à tua disposição e à de todos os Blogues.

Se a opção fôr outra, se puder lá estarei também. Deixa-me no entanto dizer-te que entretanto e com a mudança de Chefe de Cozinha toda a nossa Cozinha mudou radicalmente pelo que posso garantir-te que não será uma repetição.


Um abraço amigo

Zé Tomaz

Anónimo disse...

O Caro Zé Tomaz sempre ao melhor nível!!!

Boas provas!

João de Carvalho disse...

Caríssimo Zé Tomaz

Agradeço desde já a disponibilidade, penso que a York House seja o espaço ideal para se realizar este encontro.

Quanto às mudanças na cozinha, é mais um aliciante para a escolha, pois certamente estará à altura do espaço.

Gostaria de ouvir as opiniões dos restantes interessados.

Transparente disse...

Eu voto no dia 27 Outubro.
A York House parece-me excelente.

Anónimo disse...

Eu só tenho a dizer que não ia achar muita piada à mediatização do encontro, pois acho que ia atrair algumas atenções possivelmente indesejadas. Não é que eu seja sectarista ou lobista, e por mim, todos são bem vindos, mas acho que isto é digamos que, uma "irmandade". E digo isto porque, acabam por ser sempre os mesmos compinchas a participar nos blogs uns dos outros. Inclusivo, os como eu, ou seja, os independentes. Mas quem sou eu para opinar, sou um simples apaixonado, porque se acharem bem levar a "press", têm todo o meu apoio.

VinhoDaCasa disse...

Desde que não vá o SOCOLARI por mim tudo bem! Prefiro levar com um flash do que com um murro de esquerda!

Anónimo disse...

Convém é que não caia na mesma data do Encontro com o Vinho, que deve ser na 1ª ou 2ª semana de Novembro. Com ou sem "press", na York House ou não.

VinhoDaCasa disse...

Para mim e por razões de logística...Dava-me muuuuuuuito mais jeito que o jantar fosse nesse fim de semana do EVS. Assim evitaria duas deslocações a Lisboa...

João de Carvalho disse...

Completamente de acordo caro Kroniketas, também não sou de acordo com o facto de juntar as duas coisas.
Seria muito mais produtivo para todos os participantes no Encontro dos Blogs que as datas fossem diferentes.

Quanto à presença de press, continuo a ser da opinião que não vejo interesse em divulgar um encontro desta natureza. Qual o interesse para as outras pessoas em ver um grupo de pessoas a realizar uma prova de vinhos e a ter um jantar de convívio ? Penso que nenhuma.

Sou da opinião que o Encontro de Blogs deve ser na York House. Eu nem preciso de estar a dizer motivos pelos quais a York House é o local escolhido. Quem esteve no ano passado entende muito bem.

Anónimo disse...

A questão da coincidência ou não de datas é apenas esta: o jantar de blogs na 6ª para ir ao EVS no sábado ou domingo? Ou o jantar no sábado para ir ao EVS no domingo? Ou alguém pensa ir ao EVS e fazer o jantar a seguir? Nem pensar nisso! Além de que nem toda a gente terá possibilidades da fazer as duas coisas no mesmo fim-de-semana, não é?

Eu, como já disse, acho a York House um óptimo local, mas se estes encontros forem para continuar (e espero que sim) seria interessante diversificar o local.

Quanto à "press", as razões pró e contra estão expostas, como tal sujeito-me à decisão da maioiria, seja ela qual for.

prtbarata disse...

Eu apenas aguardo a marcação do Evento para confirmar a minha presença tal como no ano passado.

Força João, avancemos com datas finais!

João de Carvalho disse...

Sendo assim tudo indica para a data de sexta-feira dia 26 de Outubro, na York House de Lisboa.

Resta confirmar com o caríssimo Zé Tomaz a data e o possível menu.

Será uma boa altura para falar sobre novidades, meter a conversa em dia, conhecer novas caras e fazer a antevisão do Encontro do Vinho e Sabores.

Transparente disse...

Preferem uma sexta-feira a um sábado? Não vou deixar de ir mas preferia no sábado.

Fernando Souto disse...

Posso ir ?

Anónimo disse...

Claro que podes. Acho eu.

João de Carvalho disse...

Visto que se tem um grupo de convivas interessados neste II Encontro, seria bom começar a fazer a lista oficial dos participantes.

prtbarata disse...

João,

Já sabes que podes contar com a minha presença. Portanto adiciona à lista:

Pedro Rafael Barata - Blog Os Vinhos

Anónimo disse...

Até agora contei os seguintes interessados:

Copo de 3
Chapim
Pedro Sousa P.T.
Pingamor
Pedro Rafael Barata (Os vinhos)
Padrefrancisco
Blacko
Filipe Sousa
Vinhodacasa - talvez
Pingus Vinicus – talvez
Krónikas Vinícolas - 2

João de Carvalho disse...

É isso mesmo, visto que isto é um jantar de todos e não de alguns, gostei de ver os Kronikas colocarem a lista de participantes um pouco mais actualizada:

Copo de 3 - 2
Chapim - 2
Pedro Sousa P.T.
Pingamor
Pedro Rafael Barata (Os vinhos)
Padrefrancisco
Blacko
Filipe Sousa
Vinhodacasa - talvez
Pingus Vinicus
Krónikas Vinícolas - 2
André Braga da Cruz

Estranho a falta de entusiasmo dos blogs Saca a Rolha e Vinho a Copo.

Transparente disse...

Isto está a aquecer....

Anónimo disse...

Não falhei o I Encontro, conto não falhar o II. Já agora vamos pensando que vinhos havemos de levar não? Já que fui um dos que surpreendeu, ao levar aquele tinto com um sabor vincado a pimentos, ideal para acompanhar sadinhas assadas. Lembarm-se? Desta vez tambem queria surpreender com alguma coisa...

Anónimo disse...

Se calhar distraíram-se, mas estou certo que hão-de dar sinal de vida.

Quem não se lembra? Eu já pensei no que vou levar, mas acho que não vou dizer antes...

prtbarata disse...

João,

Já temos a lista final de participantes?

Anónimo disse...

Das Krónikas Vinícolas, para já, podemos confirmar 3. Poderá haver mais, mas estes são garantidos.

Luis Prata disse...

Olá João,

Como apreciador recente, estou a pensar seriamente em participar neste encontro. Seria um prazer conhecer-vos a todos e aprender mais umas coisitas. :)

Por motivos profissionais não posso confirmar já, espero conseguir fazê-lo algures durante a próxima semana.

1 Abraço
Luís Prata

Anónimo disse...

O ano passado o Filipe Sousa foi meu agregado. Este ano, como aparece aqui como "independente", será que posso levar um acompnhante comigo? Ou seja o Pedro Sousa P.T. seriamos 2 elementos.

João de Carvalho disse...

Não vejo motivos para dizer que não, os amigos do vinho são nossos amigos.

Anónimo disse...

Se o encontro for no fds a seguir ao EVS o +lapas dos Açores marcaria presença.

:(

Será que dá?

Se não der
Beberei um trago (ou 20) em vossa honra

Aquele Abraço

Transparente disse...

Provavelmente vou levar um acompanhante comigo, o meu irmão.
Não há problema???

prtbarata disse...

Caro João,

A data do "nosso Evento" está a aproximar-se, já há horas marcadas?

Obrigado.

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Caros "Blogueurs" e Meus Caros Amigos,

Agradecendo uma vez mais o vosso voto de confiança na York House, aqui vai a minha proposta e ementa para o vosso (nosso) encontro :

Vichyssoise com laminas de bacalhau cozinhado em vácuo

Tempura de polvo com batatas confitadas em banha de pato e aioli de maçã

Osso buco em cozedura lenta gremolata e risotto à milanesa

Strudel de maçã com creme de baunilha

Preço por pessoa : 27,50 Euros

Um abraço amigo

Zé Tomaz

VinhoDaCasa disse...

Eu vou a Lisboa dia 2,3 e 4 de Novembro como disse. Vou ao EVS, não me parece justo ir aí na semana anterior ao jantar dos blog's. Espero que compreendam, mas a viagem demora tempo. Time is money.

Excelente menú, e provavelmente, de uma maneira ou de outra, como já disse ao ZT, irei visitar o "novo" restaurante da York House.

Transparente disse...

Excelente menu. Parabéns ao JTMB e a todos os convivas que o vão devorar.

Anónimo disse...

Ainda estou a carpir ...


Só paro quando for marcada outra data com a mesma ementa.

Abraço,
Padrefrancisco

Luis Prata disse...

É um motivo mais que válido.

Espero estar disponível na próxima data.

1 abraço
Luis

Anónimo disse...

Como sabes, estive no primeiro, e não ia faltar ao segundo conjuntamente com o meu acompanhante. Tenho muita pena, mas fico alerta para um segunda encontro.
Um abarço.

Anónimo disse...

epá... que diabo. Cancelado.

Adia lá isso em vez de cancelares!

porque não vamos a votos nas datas?

Anónimo disse...

Confesso que não percebi. Só vi o Vinho da Casa dizer que não lhe dava jeito esta data. Embora me pareça que marcar o jantar para o mesmo fim-de-semana do EVS não seria uma boa ideia. Mas para mim, qualquer outra data é boa. Desde que não seja entre o Natal e o Ano Novo, mas aí não deve ser boa para ninguém. Mas se me permitem a sugestão, avanço com o dia 23 ou 24 de Novembro.

João de Carvalho disse...

Então não deve ter reparado que nem o Pingas no Copo, Pumadas, Vinho a Copo, Saca a Rolha e Vinho da Casa estavam na lista de participantes... por motivos que aqui não interessa, não poderem estar presentes.

Quanto a datas é questão de se ir pensando.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.