Copo de 3: O Nogueiral - Alvarinho 2006

04 setembro 2007

O Nogueiral - Alvarinho 2006

É no coração do Alto Minho na vila de Melgaço, no lugar do Peso, que o vitivinicultor Augusto João Fernandes produz exclusivamente a partir da casta Alvarinho, o vinho Alvarinho ''O Nogueiral''
Todo o processo de vinificação é feito na adega do vitivinicultor com o apoio técnico do enólogo Eng. Fernando Moura.

O Nogueiral - Alvarinho 2006
Castas: 100% Alvarinho - Estágio: 30 dias em garrafa - 13% Vol.

Tonalidade amarelo citrino com reflexo dourado de média intensidade.
Nariz a revelar frescura logo de início, um vinho jovem e cheio de força, de média intensidade com a fruta (ananás, maçã e laranja) bem madura a mostrar-se bem presente. Banho melado com sensações florais acompanhadas de ligeiro toque herbáceo aliado a boa dose de mineralidade em fundo.
Boca de bela entrada, acidez presente a desfilar em conjunto de citrinos e algum tropical que marcam a entrada de boca. O toque vegetal faz-se sentir de imediato em sintonia com uma mineralidade de fundo. Com bom corpo, dá uma prova firme e sem cambalear, em final de boca médio, denotando já uma boa elegância. Um vinho que se mostra assertivo no seu conjunto, mostrando capacidades de poder evoluir mais um pouco em garrafa.

Um vinho que com fama merecida, os prémios que obteve falam por si. Não é daqueles Alvarinhos que nos chegam para deslumbrar, joga mais num campo de serenidade e elegância de conjunto, sem nunca deixar de ser um belo exemplar.
O preço ronda os 7€ e revela-se uma boa escolha para peixes, mariscos e entradas.
16

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.