Copo de 3: Conceito Vintage 2005

22 novembro 2007

Conceito Vintage 2005

Certos vinhos são meramente prisioneiros do passado, de memórias, de histórias, vinhos que vivem do que foram mesmo que hoje em dia o que tenham a dizer seja sempre o mesmo. Alguns desses vinhos consegue dar a volta por cima e aparecer novamente com um ar renovado, como se fossem cortar o cabelo e tomar banho, mudam de camisa e até a maneira de pensar muda.
O vinho que agora se apresenta, é uma novidade da autoria da enóloga Rita Marques, é daqueles vinhos que não precisa do passado para se afirmar no presente, é um vinho do presente com um pensamento futuro. Se já tinha lançado um tinto e depois um branco, Conceito branco 2006 que foi alvo de prova aqui no Copo de 3, eis que surge um Conceito Vintage 2005.

Conceito Vintage 2005

Tonalidade a lembrar uma bancada de onix negro, brilhante.
Nariz a mostrar-se imponente e sereno, sente-se um bloco frio, com a fruta bem madura e de bela consistência, dá a sensação de cheirar uma taça cheia de amoras e cerejas bem maduras. Perfumado (violetas) com especiarias bem integradas, erva seca (chá preto), chocolate preto com ligeiro torrado em fundo. Deixa no fundo frescura e uma lembrança de mineral, xisto molhado, tudo em grande finesse de conjunto, afinado e sem imposições deste ou daquele aroma.
Boca é delineada quase por gps, quem prova não tem maneira de se enganar no meio da complexidade que apresenta e de uma estrutura invejável. A fruta passa marca presença num corpo de bela complexidade, frescura e elegância/arredondamento, qualquer semelhança com o Conceito Branco ou Conceito Tinto não é coincidência, é pura realidade pois sente-se aqui um cunho muito pessoal. Especiaria com calda de fruta, chocolate preto, geleia e um final intenso e pleno de finesse. Tudo isto se conjuga com uma consistência e densidade que vai permitir evoluir durante muitos e longos anos.

Um perfil de Vintage que não é muito normal encontrar, ainda bem, mostra-se mais pronto a beber mas com muito tempo para se mostrar. É um conceito que vale a pena conhecer e ter bem guardado.
18,5

4 comentários:

Luis Prata disse...

As últimas provas aqui no Copo de 3 têm estado em alta :)

João de Carvalho disse...

Faço os possíveis para agradar a todos os leitores.

Anónimo disse...

Bem, fiquei curioso onde se pode comprar uma pomada destas ?

Luis Prata disse...

Finalmente consegui provar o Conceito Tinto 2006. Que vinhão... Fantástico, grande surpresa...

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.