Copo de 3: Dona Berta Rabigato Reserva 2006

09 novembro 2007

Dona Berta Rabigato Reserva 2006

É em Freixo do Numão, Douro Superior, e na Quinta do Carrenho propriedade do Engº Hernani Verdelho, que são produzidos os vinhos Dona Berta.
É aqui que há cerca de 25 anos, este apaixonado pelo mundo do vinho se veio estabelecer, terra dos seus antepassados e onde desde muito novo assistiu à plantação do vinhedo e ao processo de vinificação, concretizando assim um velho sonho.
Em prova a nova colheita do Rabigato Reserva, que junta uvas provenientes de vinhas com cerca de 150 anos (pré-filoxéricas) com uvas de vinhas novas.

Dona Berta Rabigato Reserva 2006
Castas: 100% Rabigato - Estágio: Inox - 13% Vol.

Tonalidade amarelo citrino com rebordo esverdeado
Nariz de bela intensidade, mostra complexidade num conjunto cheio de alma e concentração de aromas. Travo de fruta madura e de grande qualidade (pêra, pêssego, citrinos) despertando com algum tempo em copo. O vinho de momento não se mostra tão bem como o fará após mais algum tempo em garrafa, mas mesmo assim mostra-se em grande forma, geleia dá leve noção de adocicado. Mineral presente e dominante no segundo plano, com leve sensação de fumado no final.
Boca com entrada a revelar uma belíssima estrutura, tudo no sítio, corpo cheio e de algum arredondamento. Na passagem de boca dá um grande prazer durante a prova, mostra uma acidez viva a dar grande frescura aliada a mineralidade, fruta presente com vegetal (relva). Podemos dizer que a presença deste vinho na boca é marcante, um comprimento no palato acima da média e muito agradável, tal como o seu final de boca que é médio/alto no que toca a persistência.

São vinhos cheios de personalidade, onde o terroir se dá a conhecer, tal como o facto de poder conhecer/provar vinhos como este é algo que deveria acontecer mais vezes por parte do consumidor. A verdade é que as modas mandam em muito sítio, aqui ainda reina a personalidade e a diferença. Atrevo-me a chamar a este vinho o último dos moicanos... que se entenda como quiser. Colheitas provadas anteriormente: 2006
17

1 comentário:

Gus disse...

É, sem dúvida, um Grande Vinho em qualquer parte do mundo!

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.