Copo de 3: Portal do Fidalgo Alvarinho 2006

09 novembro 2007

Portal do Fidalgo Alvarinho 2006

A Provam é uma sociedade por quotas, constituída por 10 viticultores da sub-região de Monção, perseverantes e apaixonados pelas coisas do Vinho, que decidiram, em 1992, construir uma adega moderna e funcional para produção de vinhos da casta Alvarinho e de Alvarinho/Trajadura.
Rezam as crónicas desse tempo que foi com vinho branco, cultivado nas soalheiras encostas de Barbeita, beneficiando de um microclima favorável que El Rei D. João I brindou o Duque de Lencastre quando em 1386, na Ponto do Mouro, firmou o contrato de casamento com sua filha D. Filipa.
É deste produtor que sai entre outros o famoso Portal do Fidalgo, aqui em prova na sua mais recente colheita.

Portal do Fidalgo Alvarinho 2006
Castas: 100% Alvarinho - 13% Vol.

Tonalidade amarelo citrino de boa intensidade.
Nariz de boa intensidade, suave vegetal presente dando lugar a fruta tropical, citrinos e alguma pêra. Mostra também geleia com toque floral, juntando-se uma brisa fresca que nos leva até um fundo mineral. Tudo isto muito animado e pleno de harmonia, dando um conjunto final de belo efeito.
Boca com boa entrada, elegante, fruta presente com ligeiro travo vegetal em sintonia com acidez a dar boa dose de frescura. Sente-se um conjunto muito bem estruturado, mineralidade em fundo com boa persistência final.

Um belo exemplar da casta Alvarinho, que mostra alguma delicadeza no seu conjunto e nos dá uma bela prova. Sem dúvida um vinho a ter em conta e por um preço que ronda os 6€ é difícil dizer que não.
16

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.