Copo de 3: Quinta das Baceladas 2003

27 novembro 2007

Quinta das Baceladas 2003

A Quinta das Baceladas situa-se em pleno coração da Bairrada, na zona de Cantanhede. É nesta quinta com cerca de 5 hectares, que em 1991 foi plantada a tradicional casta da região, a Baga, mas também as inovadoras Merlot e Cabernet Sauvignon. Em 2002 foram plantadas pequenas vinhas de Tinta Roriz e Merlot.
É na Quinta das Baceladas que Pascal Chatonnet e Francisco Antunes, fazem o Quinta das Baceladas, um vinho feito a partir das castas Merlot e Cabernet Sauvignon, mas também uma quantidade limitada de Baga.

Quinta das Baceladas
Castas: Merlot, Cabernet Sauvignon e Baga - Estágio: 12 meses barricas novas carvalho francês - 14,5% Vol.

Tonalidade ruby escuro de concentração média/alta
Nariz com aroma de média intensidade, fruta bem madura com traço de ligeira compota e especiaria. A ligação com a madeira mostra uma qualidade acima da média, baunilha, cacau, caramelo, torrado e toque de tabaco. Temos um conjunto que se mostra delicado e de boa complexidade, lembra por breves momentos outras paragens. No segundo plano temos vegetal presente ainda que num registo mais seco e leve balsâmico, em companhia de uma pequena brisa floral suave, que acaba em mineral e fumo.
Boca de entrada frutada e fresca, bem estruturado e com leve especiaria. A madeira mostra-se presente em grande sintonia com todo o conjunto, cunho torrado com ligeiro vegetal em fundo. Tem elegância desde a entrada ao seu final, num perfil moderado, equilibrado e muito bem feito, dá muito prazer com final de boca de média persistência.

É daqueles vinhos que colheita após colheita consegue sempre dar enorme prazer durante a sua prova, consistente, equilibrado e muito harmonioso. Não vira a cara a um estágio na garrafeira, por ventura vai permitir arredondar e ficar ainda mais apetitoso. Um vinho com um preço a rondar os 8-9€
16

1 comentário:

Fernando Souto disse...

Comprei a medo (desconfiado do binómio preço reduzido /data da colheita/ condições de armazenamento) ontem no Jumbo de Setúbal as últimas 4 garrafitas na prateleira em promoção 3,99 €, hoje provei uma e só vos posso afiançar que depois de um arejamento recomendado, o vinho revela-se em grande forma e sobretudo muito harmonioso.

Saudações enófilas
Blacko

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.