Copo de 3: Herdade da Figueirinha Reserva 2004

11 fevereiro 2008

Herdade da Figueirinha Reserva 2004

A Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha situa-se na herdade com o mesmo nome, perto de S. Brissos, a cerca de 6Km de Beja. São cerca de 70 hectares de vinhas próprias onde se destacam as castas, Trincadeira, Alicante Bouschet, Aragonêz, Syrah, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. Teve a estreia com a colheita de 2003, ano em que inaugura a sua adega, com a enologia entregue ao conceituado enólogo António Saramago.
Em prova o Reserva tinto da colheita de 2004.

Herdade da Figueirinha Reserva 2004
Castas: Trincadeira, Alicante Bouschet, Aragonêz, Alfrocheiro e Cabernet Sauvignon - Estágio: carvalho francês e americano com estágio posterior em garrafa - 13,5% Vol.

Tonalidade granada médio
Nariz com aroma bem maduro, fruta madura (ameixa) com suave compotado integrado em harmonia com travo da passagem em madeira. Desenvolve com o tempo um travo vegetal, com especiarias e fumo de fundo. Tudo muito bem interligado, em mediana concentração e complexidade.
Boca com estrutura bem delineada, mostra-se com harmonia e toque fresco, suave e elegante naquilo que nos consegue mostrar e esta nas suas possibilidades. Mostra um travo vegetal seguido de acalmia generalizada em corpo médio com final de boca de média persistência.

Um vinho que se revela uma bela aposta para o dia a dia, bem feito e muito agradável. O preço joga a seu favor não indo longe dos 3-4€
15

3 comentários:

Pedro Sousa P.T. disse...

Eis um vinho que volta e meia está à minha mesa. É um dos que eu chamo "112", e isto porque é bom, é barato, e está sempre nas prateleiras do Pingo Doce, pois tenho um bem perto de minha casa. Portanto, quando não quero ir à minha singela garrafeira, abrir uma "preciosidade", recorro a ele com frequência.
Um abraço.

João de Carvalho disse...

Os vinhos deste produtor conseguem ter uma qualidade acima da média, com um preço bastante apelativo para toda a gama.

prtbarata disse...

Provei hoje o Reserva 2005 e concordo e muito com tudo o que disse sobre este Reserva 2004.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.