Copo de 3: Morgadio da Calçada Grande Escolha 2005

12 Maio 2008

Morgadio da Calçada Grande Escolha 2005

Da Vila de Provezende nasce um novo tinto do Douro com a assinatura Niepoort. Produzido a partir dos vinhedos mais velhos (mais de 60 anos) da Casa da Calçada numa parceria entre a família da Casa da Calçada e a Niepoort, surge o Morgadio da Calçada Grande Escolha 2005.

Morgadio da Calçada Grande Escolha 2005
Castas: Touriga Franca e outras com mais de 60 anos - Estágio: 16 meses barrica carvalho francês - 13,5% Vol.

Tonalidade ruby escuro de concentração média/alta.

Nariz a mostrar um vinho com uma bela complexidade aromática, inicialmente com ligeiro toque vegetal (esteva) e notas de fruta negra (amora, cereja) bem madura. A madeira surge a envolver com grande classe todo o conjunto, numa sensação de harmonia e cremosidade, resultado de um excelente trabalho de integração diga-se de passagem. Apontamento balsâmico com cacau e especiaria, envolto em suave torrado com o toque floral a despontar ligeiramente. Plena harmonia de conjunto, frescura presente e a ligar todos os componentes.

Boca de entrada fresca e estrutura harmoniosa, pleno de equilíbrio sentindo-se um arredondamento fruto do estágio em barrica, com taninos nobres presentes, fruta negra bem madura e toque especiado. A mostrar grande sintonia entre a prova de nariz e a prova de boca. Final de boca de boa persistência com sensações torradas e de chocolate preto.

O resultado é um vinho muito harmonioso em tudo aquilo que tem e que mostra durante a sua prova. Dando desde já uma bela prova, não vira cara a uma guarda mais prolongada. Com uma produção limitada a 1700 garrafas, o preço ronda os 25-30€ em loja da especialidade. Uma aposta segura que se transforma sem dúvida alguma numa Grande Escolha.
17

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.