Copo de 3: Serros da Mina 2005

18 junho 2008

Serros da Mina 2005

A empresa SAPOA (Sociedade Agro-pecuária do Oeste Alentejano, Lda.), fundada em 1994, deve a sua formação e existência à necessidade de uma gestão integrada dos vários ramos de negócios que desenvolve na sua propriedade Herdade das Barras situada no Alentejo, na freguesia de Vila Nova da Baronia, concelho de Alvito. Inserida numa das sub-regiões com mais tradição na produção de vinhos no Alentejo, dos seus cerca de 500 hectares foram seleccionados 25 para vinha, onde 21ha são de castas tintas e os restantes 4 de castas brancas.

Serros da Mina 2005
Castas: Aragonez, Trincadeira, Syrah, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon - Estágio: cubas de inox e barrica durante 12 meses com mais 6 meses em garrafa -14,5% Vol.

Tonalidade granada escuro de concentração média.

Nariz a mostrar um vinho com aroma franco e modesto na complexidade que encerra. Sente-se boa harmonia com fruta (framboesa, amora) bem madura assente em frescura com algum derivado da passagem por madeira a que teve direito, dando um pouco mais de envolvência ao conjunto. Remata com vegetal seco e algum cacau, indo claramente na peugada do seu irmão mais velho.

Boca de entrada prazenteira e de corpo mediano, tal como a presença que mostra durante toda a passagem de boca. Sem grande complexidade, aposta bem mais no prazer imediato, vinho bem feito e muito pronto a beber. Fruta madura entrosada com ligeiro vegetal e arredondamento sentido, em final mediano.

Vinho bastante agradável que se coloca distintamente para um consumo no dia a dia com qualidade presente. O preço andará pelos 5€ o que se revela adequado aos atributos que mostrou durante a prova.
15

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.