Copo de 3: Dona Berta Reserva 2005

15 Julho 2008

Dona Berta Reserva 2005

É em Freixo do Numão, Douro Superior, e na Quinta do Carrenho propriedade do Engº Hernani Verdelho, que são produzidos os vinhos Dona Berta.
É na Quinta do Carrenho que há cerca de 25 anos, este apaixonado pelo mundo do vinho se veio estabelecer, terra dos seus antepassados e onde desde muito novo assistiu à plantação do vinhedo e ao processo de vinificação, concretizando assim um velho sonho.
Conta no mercado com 3 vinhos, um extreme de Rabigato, um Reserva aqui em prova da colheita de 2005, e o topo de gama feito apenas de Vinhas Velhas. Mais recentemente irá lançar para o mercado um extreme de Sousão.

Dona Berta Reserva 2005
Castas: Tinta Roriz, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinto Cão - Estágio: 6 meses em barricas de carvalho francês e 3 meses em garrafa - 13% Vol.

Tonalidade ruby escuro de média concentração

Nariz a mostrar-se de boa intensidade, dentro do perfil a que este produtor já nos acostumou, a fruta bem madura e a evidenciar-se com qualidade, o casamento com a madeira está pleno de harmonia, onde ligeira baunilha e alguma tosta/fumo se mostram. Tudo muito acompanhado de perto por toque especiado com vegetal seco (esteva, urze) em segundo plano, invocando cariz balsâmica no final.

Boca de estrutura média, fresco no seu conjunto com acidez bem presente, mais fresco que o 2004, com o arredondamento a sentir-se durante toda a passagem de boca, derivado de uma bela ligação entre fruta e madeira. Ligeira secura vegetal, com especiado e final de boca de persistência média com recordação de ligeiro mineral em fundo.

É um vinho muito personalizado, que foge claramente de modas e onde se destaca pela elegância e harmonia do seu conjunto, capaz de proporcionar uma prova de grande qualidade. Destaca-se claramente a sua vertente altamente gastronómica, tornando este vinho um grande companheiro da mesa. Com um preço aproximado de 15€ é uma aposta mais que segura.
16,5

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.