Copo de 3: Brindemos a 2009

01 janeiro 2009

Brindemos a 2009

O ano de 2008 chegou ao fim como todas as coisas chegam ao fim do seu ciclo, fechou portas e deu lugar a um novo 2009 cheio de vida pela frente, é nesta altura em que este projecto caminha para o seu quarto ano de vida que se deve fazer um pequeno balanço do ano que passou.

Foi no geral um ano bem positivo para o Copo de 3, quer a nível de visitas quer a nível de participação por parte de quem visita, completando-se assim mais um ano de vida cheio de vivacidade.

Os eventos foram uma forte componente durante todo o 2008, passando pela magnífica Niepoort-Magnum Party, ao Taste in Ribatejo by Quinta do Alqueve, Dão Century Party, Encontro Vinho & Sabores e Gosto de Lisboa, Douro e Porto Wine Show...

Foi também um ano em que surge a partir de um grupo de amigos, com gosto pela boa mesa e pelo bom vinho, a Prova Capital, grupo do qual faço parte com muito gosto e que tem proporcionado grandes momentos de convívio.

No que toca a vinhos, a destacar necessariamente o nível qualitativo dos brancos produzidos a partir da fenomenal colheita de 2007. É curioso verificar que são os brancos feitos a partir das castas nacionais, aqueles que mais brilham nos dias de hoje, desde o Alvarinho, Encruzado, Bical, Antão Vaz, Arinto, Rabigato...
Neste plano de castas brancas, assistimos a um surgimento de Colheita Tardia por toda a parte, qual invasão de docinhos que atenta a uma ''nova moda'' eis que fez a vontade ao guloso do consumidor, pena que os preços em alguns dos casos ultrapassem a qualidade daquilo que encerram.
No plano ''dark side'' ou seja no tinto, a colheita 2006 que é a responsável pelos últimos topos de gama no mercado, revelou vinhos um pouco abaixo do que nos tinham acostumado. Curiosamente nem com uma colheita mais fraca, o topo de gama se deixa ficar em casa, ou o seu preço sai inferior ao normal.

O tempo urge e os vinhos em lista de espera começam a reclamar, pelo que me resta desejar a todos aqueles que visitam o Copo de 3, um BOM 2009

4 comentários:

João Barbosa disse...

Então, caríssimo? Já Janeiro vai a meio e não há meio dos adeptos lerem aqui qualquer coisa...
.
.
.
abraço,
JB

MGR disse...

Um post cheio de timing!

Bravô

Pratas disse...

Caro João,

Acho que foi um excelente 2009 no Copod3. Continue com os bons posts com que nos tem habituado.

1 Abraço e viva o vinho :)

Copo de 3 disse...

Agradeço as palavras caro Pratas.

Acerca do timing, penso que faz todo o sentido desejar um bom ano mesmo que já tenham passado duas semanas.

Agora fico é preocupado, então MGR essa azia ainda persiste ?

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.