Copo de 3: Soalheiro 2008

28 Janeiro 2009

Soalheiro 2008

Soalheiro Alvarinho 2008
Castas: 100% Alvarinho - Estágio: n/d - 12,5% Vol.

Tonalidade amarelo citrino de laivo esverdeado

Nariz a mostrar uma bela intensidade, limpo e com notas de vegetal fresco (relva, rama, cidreira) a marcar presença ao lado de uma componente mineral (pederneira). A fruta sumarenta e de grande qualidade, apresenta-se em boa dose, variando pelos citrinos (lima, limão) que ganham algum destaque na cesta, pêssego e fruta de polpa branca, com ligeira geleia das mesmas, num todo que demonstra uma enorme finura.

Boca a mostrar um conjunto bastante elegante, com uma acidez vivaz e muito bem colocada, permitindo uma passagem de boca muito refrescante, embalada na polpa da fruta bem madura nas vertentes (meloa, pêssego, limão). Por momentos é a componente mais mineral que toma conta da viagem, como que a interligar todos os detalhes que o vinho nos tem a mostrar, complementando-se ainda com um vegetal fresco, em final longo e de bela persistência.

O vinho Soalheiro, foi o primeiro vinho verde feito a partir da casta Alvarinho a surgir em Melgaço. Afirma-se ano após ano, como uma das grandes referências nacionais no que toca a vinhos brancos de grande qualidade.
É um vinho que dá uma prova de grande nível quando novo, mas que não vira cara a uns anos de cave onde irá desenvolver outros níveis de complexidade. Com um preço que ronda os 8€ numa grande superfície comercial, é um vinho a não perder.
17

1 comentário:

Pratas disse...

Love it. Este 2008 parece estar muito bom. Lá tenho que comprar mais uma garrafita :)

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.