Copo de 3: Poças Pink

16 setembro 2009

Poças Pink

Nos últimos tempos a capacidade de inovar no sector do vinho em Portugal, tem sido constantemente colocada à prova, ora se já chegaram os vinhos Light, eis que foi criado um proclamado "vinho" rosé sem álcool e para manter a onda rosada eis que nos conservadores bastidores do Vinho do Porto surgiu uma nova categoria, o Porto Rosé, criação que a pouco e pouco vai fazendo parte do portfólio de algumas casas de Vinho do Porto.
Este que aqui coloco em prova é da casa Poças, e para todos aqueles que possam estar a perguntar afinal como é que isso é feito, aqui fica uma breve explicação.
O processo é idêntico ao da produção de um Porto Ruby, sendo que a maior diferença reside na redução do período de maceração/contacto das películas das uvas com o líquido. Esse mesmo contacto é responsável pela tonalidade final de um vinho, o que neste caso ao ser mais curto faz com que o resultado seja uma tonalidade menos concentrada e escura e fique menos concentrada e rosada.

Poças Pink - 19,5% Vol.

Tonalidade ruby vivo de média/baixa concentração.

Nariz que não permite grandes alargamentos no que toca à complexidade apresentada, jovem e bastante directo em tudo o que tem a mostrar. É essencialmente marcado pela fruta (frutos do bosque), muita e bem madura, juntamente com geleia e num segundo plano com algum floral/vegetal.

Boca de entrada fresca, suavidade dentro do estilo apresentado, toque de leve doçura em harmonia com a frescura que apresenta. Espacialidade mediana, com final de boca de persistência média/baixa.

Um Porto Rosé que se mostra mais descontraído e até mais simples pela maneira como se manifesta e também pela prova que dá. Ideal para acompanhar uma conversa com os amigos no terraço, ou simplesmente para beber fresco com uma sobremesa à base de morangos e frutos silvestre. O preço deverá rondar os 8€ o que coloca este tipo de Porto num patamar acima dos normais Ruby. 15,5

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.