Copo de 3: Quinta do Portal Relato branco 2008 e Quinta do Portal branco 2008

14 outubro 2009

Quinta do Portal Relato branco 2008 e Quinta do Portal branco 2008

De um relato da arte de fazer vinho nos tempos passados, foi fonte de inspiração para que esse mesmo Relato se tornasse o novo branco da Quinta do Portal (Douro).
Sempre na procura de tentar encontrar pontos comuns no que toca à satisfação do consumidor, eis que os vinhos vão surgindo como que em resposta às vontades e desejos daqueles que alimentam toda esta máquina.
Neste caso em concreto optei por colocar em prova o Quinta do Portal branco 2008 e o novo Quinta do Portal Relato branco 2008, para assim tentar procurar diferenças entre os vinhos, e até concluir qual dos dois gosto mais.
O primeiro a cair no copo foi o Quinta do Portal branco 2008:

Quinta do Portal branco 2008
Castas: Rabigato (35%), Malvasia Fina (30%), Gouveio (25%), e Viosinho (10%) - Estágio: inox - 13% Vol.

Tonalidade amarelo citrino de baixa concentração.

Nariz
com ligeira exuberância, delicado na profundidade e complexidade que apresenta. Por momentos dá a sensação que se mostra algo preso/retraído, quase que a pedir mais algum tempo em garrafa. A fruta mostra-se madura e fresca (branca, pêssego e citrinos) com qualidade, e a combinar-se com nuances de vegetal fresco e alguma mineralidade de fundo.

Boca a mostrar estrutura mediana, com fruta presente em sintonia com travo vegetal e novamente a sensação mineral de fundo. A acidez mostra-se bem presente, quase que a fazer lembrar um ligeiro toque cítrico pelo meio do palato. Bebe-se com prazer onde o final é de persistência média.

Um branco que não esconde a sua alma Duriense, naquilo que mostra é um vinho harmonioso e bem feito, com trato cordial num todo que se sente fresco. O "ar" mais acanhado que mostrou no nariz, e a falta de "algo mais" na prova de boca, foi a razão pela qual a nota ficasse um pouco mais baixa. 15,5

Finalizei esta prova com o Quinta do Portal Relato branco 2008

Quinta do Portal Relato branco 2008
Castas: Gouveio (50%), Malvasia Fina (45%) e Viosinho (5%) - Estágio: inox - 13% Vol.

Tonalidade amarelo citrino de concentração média/baixa.

Nariz de boa intensidade aromática, com fruta madura (toranja, limão, abacaxi), jovem e harmonioso com vegetal fresco e floral em segundo plano a compor o lote. No fundo toque mineral dando um boa envolvência de conjunto.

Boca de entrada fresca e frutada, bem estruturado, direi um pouco mais de corpo que o Portal Branco (este com mais nervo) com espacialidade média onde se sente algum arredondar da situação que de pronto é compensado por uma acidez citrina que marcar presença durante toda a passagem de boca. No final novamente fruta com embalo mineral a revelar um final médio/longo.

É um branco de abordagem mais fácil mas que nem por isso perde os encantos que consegue transmitir, tudo de maneira fresca e bem disposta, não tem muito a esconder pois claro. Se o primeiro parece um pouco mais calmo, direi até sério, este seria a versão tagarela e cheio de energia, um bom vivant.
O Portal Branco é um vinho mais feito ao perfil do Douro, travo mineral, a fruta por vezes deixa-se de lado para ser o vegetal a dizer que mora lá, enquanto este Relato Branco é um vinho mais pronto para o encanto fácil, puxa um pouco mais pela fruta, pelos aromas que todos gostam.
15,5

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.