Copo de 3: FIUZA PREMIUM branco 2010

13 dezembro 2011

FIUZA PREMIUM branco 2010


Com o tempo a passar e os vinhos a saltitarem de copo em copo, dei por mim com um Fiuza Premium branco da colheita 2010, um branco que por aqui não é novidade pois já tinha falado dele na colheita de 2006. Se antes o casalinho era composto por Fernão Pires e Sauvignon Blanc, o divórcio consumou-se e surge desta vez o Fernão Pires ao lado da Chardonnay.

O vinho nesta colheita de 2010 mostrou-se ligeiramente mais atrevido a nível aromático onde todo ele ganhou mais algo de consistência, a barrica onde fermentou contribui com alguma presença no conjunto ainda que de maneira algo discreta, a fruta bem presente num misto de fruta tropical com notas de lima/limão a juntar algumas flores brancas com mineralidade em fundo.
Na boca novamente não me chega a convencer, apesar de algum arredondamento que a barrica confere ao conjunto, a fruta entra toda ela bem madura e cheia de frescura mas apenas até meio palato porque de meio até ao final o vinho parece que se esquece de nós e vai embora, deixando apenas algum cascalho como recordação. 

Reconheço que é um branco bem feito e de fácil agrado, será que o termo neste caso é tecnologicamente bem feito ? Apesar disso não faz minimamente o meu estilo pelo que não é um vinho que me dê vontade de ir comprar, o preço que pedem por ele a rondar quase os 10€ também não ajuda muito. 87 pts

2 comentários:

Sérgio Lopes disse...

Perfeitamente em sitonia com o meu comentário, João.

João de Carvalho disse...

Sempre gostei mais dos tintos deste casa do que dos brancos.

O Ikon branco 2008 então é um autêntico desastre...

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.