Copo de 3: Pelada 2003

25 fevereiro 2013

Pelada 2003


Foi na passada sexta-feira que me juntei com um grupo de amigos no Restaurante A Tendinha, para um fantástico jantar onde o artista principal foi o Cabrito à Padeiro que ali se faz com enorme mestria. O desfile de vinhos foi grande e bem ritmado, com todos a merecerem tempo de copo, alguns mais que outros, decantação para os mais tímidos e todos os mimos necessários para que brilhassem ao mais alto nível. Um dos grandes vinhos da noite foi o Pelada 2003 (Álvaro de Castro), um vinho muito especial até porque não teve mais nenhuma colheita depois desta.

Um Grande vinho do Dão, um vinho cheio de aromas e sabores que remetem para aquilo que eu procuro e gosto de encontrar no que por ali é ou deveria ser feito, simplesmente fora de modas, direi que é um perfil clássico feito por um mestre daquela região, Álvaro de Castro. Resultou da procura de um perfil adulto de uma região que o parece ter vindo a perder, foi-se buscar a Touriga Nacional, as Vinhas Velhas (50%) e Tinta Roriz, depois estágio em barrica de carvalho francês e o resultado é este vinho fantástico. O Pelada 2003 é envolvente, elegante, feminino nos seus contornos e encantos, com tudo bem coeso e a mostrar um bouquet bastante bonito, caruma de pinheiro, perfume floral, depois um aconchego morno da barrica com chocolate de leite e baunilha. A fruta (frutos do bosque, bagas) aparece ainda com alguma frescura, para mim estará agora no seu auge e a dar uma prova de grande gabarito, na prova de boca é sedoso, corpo médio, frescura e enorme harmonia com uma boa persistência final. Vinho que encantou e deliciou todos os presentes, o tempo que brincou no copo apenas lhe fez bem e quando chegou o Cabrito à Padeiro, brilhou como poucos naquela noite o conseguiram. 
Quero mais vinhos do Dão assim... 92pts
Cabrito à Padeiro (Restaurante A Tendinha)

3 comentários:

L. disse...

certo dia, quando ainda trabalhava na garrafeira, apareceu-me um cliente brasileiro à procura deste vinho. só que me perguntava por um vinho chamado "mulher nua". primeiro que eu percebesse... (não tínhamos)

João de Carvalho disse...

hehe uma pena que este Pelada não tenha tido mais colheitas.

Anónimo disse...

Já agora, este vinho está à venda no continente a 29€ com 50% de desconto em cartão (sendo que se adicionarmos o cupão de 10% de desconto, o conseguimos trazer por 11.6€).

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.